top of page

Astronomia na Serra do rola Moça

OBJETIVOS

Capacitar professores da educação básica para trabalhar com Astronomia.

Estimular a criação de projetos de ensino e extensão de Astronomia em algumas escolas.

Oferecer a comunidade da região metropolitana de Belo Horizonte uma oportunidade de observar um céu com pouca

poluição luminosa.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

O   Parque   Estadual   da   Serra   do   Rola   Moça   (PESRM)   é   uma   das   áreas   de   preservação  ambiental   mais   importantes   da   Região   Metropolitana   de   Belo   Horizonte.   O   seu   relevo proporciona   alguns   mirantes   voltados   para   as   áreas   densamente   habitadas,   de   onde   é   possível  observar   a   poluição   luminosa   produzida   por   grande   parte   da   cidade.   No   entanto,   a   parte   sul   do  relevo   da   Serra   está   voltada   para   uma   região   menos   habitada,   sendo   especialmente   adequada  para   realização   de   observações   astronômicas.   Desde   2009, o astrônomo amador Leonardo Marques Soares, professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), vem realizando atividades de Astronomia no PESRM. Uma vez por mês, é oferecido ao público uma palestra de Astronomia e Ed. Ambiental seguida de observação astronômica. A partir de 2014 estas atividades vem sendo realizadas em parceria com o GEDAI. Este projeto, que acontece de modo não formalizado desde 2009, recebeu o nome de “Astronomia no Rola Moça”. 

Em 2014 e 2015, com o apoio dos editais CEFET-EXT 2014 e 2015, o GEDAI promoveu o curso de extensão “Astronomia – Primeiros Passos”. Voltado para professores da educação básica, este curso possui um caráter prático na observação por meio de telescópios. Assim como as atividades do projeto “Astronomia no Rola Moça”, as aulas práticas do curso “Astronomia – Primeiros Passos” também foram realizadas no PESRM. 

Para o ano de 2016, decidimos integrar os dois projetos. Além do GEDAI manter a parceria nas atividades do “Astronomia no Rola Moça”, o prof. Leonardo Marques Soares e outros professores do IFMG passaram a integrar a equipe do curso “Astronomia – Primeiros Passos”. As atividades dos dois projetos passaram a ocorrer de forma integrada. Das 14h às 17h, no auditório do parque, são realizadas as aulas teóricas do curso. Das 17h30 às 19h, enquanto o público do “Astronomia no Rola Moça” assiste a uma palestra no auditório, os alunos do curso “Astronomia – Primeiros Passos” participam de aulas práticas na plataforma de observação astronômica. Das 17h às 21h, ainda como aula prática, os alunos do curso participam do atendimento ao público do “Astronomia no Rola Moça”, consolidando o que aprenderam e, de acordo com o que já sabem, colaborando com esse  atendimento. O programa do curso “Astronomia – Primeiros Passos 2016”, com as devidas atualizações em relação ao curso de 2015, segue anexo a este plano de trabalho.

Como descrito acima, os dois projetos foram fundidos em um só. Devido à centralidade que o PESRM ocupa nos dois projetos, decidimos chamar este novo projeto integrado de “Astronomia na Serra do Rola Moça”. Dado o peso da participação dos professores de duas importantes instituições, CEFET-MG e do IFMG, pretende-se formalizar o “Astronomia na Serra do Rola Moça” como um projeto interinstitucional.

bottom of page