top of page

Terça Astrônomica

Objetivos

Fortacer o programa de extensão GEDAI CEFET-MG. Promoção da divulgação científica junto às comunidades interna e externa. Atração de jovens para as áreas científicas e tecnológicas. Pela primeira vez, promover um espaço para realizar observação astronômica dentro do campus I.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

A presente proposta é um projeto de extensão integrante do programa de extensão “Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi (GEDAI) do CEFET-MG” (resolução Cex-299-15). Como o programa GEDAI foi submetido a este edital com pedido de financiamento (que será distribuído entre os vários projetos do mesmo), o presente projeto está sendo submetido sem pedido de verba, com o simples intuito de formalização junto à DEDC.

Com atividades e projetos em várias unidades do CEFET-MG (Belo Horizonte, Contagem, Timóteo e Curvelo), o GEDAI CEFET-MG pode ser considerado um importante grupo de Astronomia do estado de Minas Gerais. Cada unidade participante tem seu próprio grupo local que, em conjunto, formam o grupo intercampi GEDAI. O grupo local formado por alunos e servidores das unidades de Belo Horizonte e Contagem é chamado de GEDAI BH.  

Desde 2014, o GEDAI BH vem realizando diversas atividades através dos projetos “Astronomia – Primeiros Passos” (aprovado nos editais CEFET-EXT 2014 e 2015) e “Astronomia na Serra do Rola Moça”. Devido às condições de poluição luminosa (excesso de luz artificial) de Belo Horizonte, nos dois projetos, as atividades de observação astronômica são realizadas no Parque Estadual da Serra do Rola Moça. Nestes eventos, sempre levamos alguns alunos e servidores interessados em participar. Mesmo com esta possibilidade, a demanda por alunos interessados em participar acaba superando nossas condições de atendimento. Visando atender esta grande demanda, surgiu a ideia de criar o projeto “Terça Astronômica”, oferendo uma agenda de palestras e observação astronômica no próprio campus I. Naturalmente, devido ao grande destaque que o CEFET-MG possui na região metropolitana de BH e devido a grande capacidade de lugares de nosso auditório, os eventos deste projeto também são abertos à comunidade externa.  

O “Terça Astronômica” conta com uma agenda mensal de palestras seguidas de observação astronômica na pista de atletismo do campus I. Devido as más condições de observação do campus I, oriundas da poluição luminosa da região aliada aos vários refletores existentes nas áreas abertas do campus, só é possível observar objetos de grande luminosidade, como a Lua, planetas e alguns aglomerados fortes. Devido a presença da Lua em um ponto alto do céu na terceira terça de cada mês, este dia foi escolhido para montar a agenda de palestras do “Terça Astronômica”.
 

Equipe

Sidney Maia Araújo

Leonardo Gabriel Diniz

Adelson Fernades Moreira 

Júlio Cézar de Oliveira Sardinha

Lucas Júnio Alves Veloso dos Reis

Marco Antônio Alves Araújo Lopes

Vinícius Silva Soares

bottom of page