top of page

Do campus Varginha ao curso de Astronomia na USP

Recém formado no curso técnico integrado de Mecatrônica do campus Varginha, o estudante Matheus de Jesus Castro é um dos calouros do curso de graduação em Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). A graduação em Astronomia é um curso raro no país, sendo ofertado atualmente por apenas três instituições (USP, UFRJ, UFS). Para saber um pouco mais sobre as motivações que o conduziram para a Astronomia profissional, o GEDAI realizou uma pequena entrevista com ele. Confira abaixo:



Matheus tem 18 anos, é natural de Cambuquira/MG, mas reside em Varginha com sua família.

Quando surgiu seu primeiro interesse pela Astronomia? Desde pequeno me perdia observando o céu, mas queria sempre mais. Dessa forma comecei a estudar alguns astros, como estrelas, buracos negros, entre outros. Meu interesse apenas crescia, até que meu objetivo se tornou me graduar em Engenharia Aeroespacial e fazer uma pós-graduação em Astronomia. Como fui aprovado na USP, fiz algumas modificações: graduar-me em Astronomia! Já observou o céu com um telescópio? Graças a alguns amigos, pude observar várias vezes em um telescópio. Um fato que nunca me esquecerei foi quando, usando apenas o olho, posicionei um telescópio em Júpiter e estavam visíveis 3 de seus satélites. Também não posso me esquecer das oportunidades que tive pelo CEFET, como o Projeto GEDAI, onde observamos com grande esforço um céu ligeiramente nublado. E a visita que nos foi proporcionada ao Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA, uma visita fantástica e inesquecível! Primeira vez que pude observar Saturno e seus anéis, me emocionei.

Já participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)? O que acha dela? Tive uma longa experiencia com a OBA, participei durante 5 anos. Dentre esses, em 2 anos fui selecionado para a 2ª fase (online). A olimpíada tem apenas um ponto negativo: não há fomentação sobre o assunto nas mídias. Fora isso, a OBA é um ótimo incentivo às novas gerações, um grande aprendizado para os interessados nas áreas. Você irá fazer graduação em Astronomia na USP (curso raro no Brasil). O que motivou esta escolha? Realmente, atualmente apenas três universidades no Brasil oferecem o curso de graduação em Astronomia (USP, UFRJ, UFS). Minha escolha foi pautada em um simples sentimento: o amor pelos estudos astronômicos. Claro, sem excluir as grandes oportunidades que posso ter no futuro. Projetando o futuro, após terminar a graduação, qual o seu sonho profissional ? O futuro é sempre relativo, porém pretendo, após o termino da graduação, continuar na área acadêmica realizando mestrado e doutorado. Tentarei ir para universidades fora do país para isso. A Engenharia Aeroespacial será meu foco em pós-graduação e trabalhar em laboratórios ou institutos que me proporcionem pesquisas e projetos será minha meta profissional. Você participou da última Jornada de Astronomia GEDAI, realizada em Curvelo. O que você achou da Jornada? Ela teve alguma influência no sentido de ajudar a você ter certeza de sua escolha? A Jornada foi inesquecível! As palestras foram ótimas, fizeram a longa viagem (Varginha-Curvelo), com um ônibus quebrado e uma van sem amortecedor, valer a pena. Um projeto excelente que não deve acabar, mas sim receber mais e mais incentivos do CEFET. Como já mencionei, sempre estive certo do que queria, mas a Jornada foi meu primeiro contato de forma mais acadêmica com Astronomia. Ela afirmou mais intensamente meu interesse na área. Fale um pouco da importância do CEFET para a sua formação. Ele foi importante para esta conquista? O próprio CEFET já foi uma grande conquista para minha formação. Como sempre me foi dito, o curso de técnico me traria muitas vantagens na universidade, o que se provou verdadeiro. A carga horária, o estilo de estudo, a liberdade. Tudo está tranquilo graças ao preparo que recebi. Há uma grande lista de professores que eu posso dizer, com todo orgulho, que me ajudaram. Gostaria de citar dois: A professora Raphaella Cabral que, sempre paciente e compreensiva, nos levou para a Jornada GEDAI, levou um telescópio para a Unidade de Varginha, entre tantas outras coisas que serei eternamente grato à ela. Outro ilustre mentor é o professor Alan Alves, que com sua serenidade, supervisionou um projeto sobre Ondas Gravitacionais. (Para descontrair) Vindo de Varginha, você sabe que irá ouvir muitas piadas no curso de Astronomia. Está preparado para isso? Hahaha, já estou ouvindo várias! “Você é da cidade do E.T. e vai fazer Astro?” E meu apelido é “Varginha”. Tive até que mostrar uma foto dos pontos de ônibus, já que ninguém acreditava que eram em formato de “disco voador”. Mas sim, estou preparadíssimo para ouvir várias piadas e falar, com muito orgulho, que sou de Varginha! Quer comentar algo ou alguma curiosidade? Gostaria de agradecer a vocês pela oportunidade e por estarem fomentando um assunto que normalmente é esquecido nas escolas.


Posts Recentes
Posts Em Destaque
Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page