Projeto EXOSS - monitorando meteoros
No último dia 03 de Junho foi realizado no Observatório de Astronomia e Física Espacial da UNIVAP (Universidade Vale do Paraíba) em São José dos Campos-SP o evento “Espiando a Lua na Luneta”. Foi ótima oportunidade para a comunidade realizar observações e assistir palestras sobre astronomia. Neste evento esteve presente, o professor Geraldo Magela, do Campus Contagem.
Além das palestras e atividades de observação o evento contou também com uma estação móvel do projeto EXOSS (organização colaborativa para observação de meteoros). Foram realizadas demonstrações públicas do sistema de funcionamento do software de captura de imagens de meteoros.
Naquela noite foram registrados dois meteoros tênues e de difícil visualização ao olho humano, mas que são detectáveis para o sistema de câmeras de alta sensibilidade, conforme as imagens abaixo.
Meteoro registrado no evento por câmera da EXOSS. A esquerda fotografia da área de cobertura através de câmera digital com 1 segundo de exposição, ISO 12800 frame único. No centro, meteoro registrado por uma câmera Exosscam. A direita máscara estelar para análise dos dados.
O Projeto EXOSS:
O projeto EXOSS é uma rede nacional de monitoramento de meteoros, constituída por astrônomos profissionais e amadores, sem fins lucrativos, que objetiva monitorar o céu do hemisfério Sul, tendo como meta científica a caracterização de órbitas de meteoros (pequenos corpos que adentram na atmosfera terrestre diariamente), classificando-os em sua natureza e origem por meio de estudos astrométricos e astrofísicos.
É formado por uma organização colaborativa de Citizen Science, atuando em conjunto com diversas instituições científicas, voltada para o estudo de meteoros e bólidos, suas origens, natureza e caracterização de suas órbitas.
Possue como parceiros o Observatório Nacional, a American Meteor Society, o Observatório Municipal de Campinas e a UNIVAP.
Parceria com o CEFET-MG:
Espera-se que em breve seja firmada uma parceria entre o CEFET-MG e a rede EXOSS para a instalação de uma câmera de monitoramento em um de seus campi em Minas Gerais, estado no qual a rede EXOSS possui apenas uma estação de monitoramento.
Mais informações sobre os projetos da EXOSS:
http://press.exoss.org/projetos/
Fotos do evento: