top of page

Terça Astronômica - uma história de amor


No dia 16 de janeiro de 2014, após oficialização da União Astronômica Internacional, três astrônomos amadores entraram para história como os primeiros brasileiros descobridores de um cometa a partir de observações feitas no Brasil. Chamado de C/2014 A4 Sonear (sigla para Southern Observatory for Near Earth Asteroids Research), o cometa carrega o nome do observatório que o encontrou. Este foi apenas uma das grandes descobertas que o Sonear ainda faria. Nesta palestra, o jornalista Jõao Ribeiro de Barros, um dos idealizadores deste projeto, conta os detalhes desta importante história que mistura ciência, técnologia e amor.


A palestra é aberta ao público e será realizada no dia 11/07, às 19h. Após a mesma, a equipe GEDAI promoverá atividades de observação astronômica no estacionamento da Rua Alpes.



Dados da palestra:

OCASO - OBSERVATÓRIOS DO CENTRO ASTRONÔMICO SONEAR-BELLATRIX DE OLIVEIRA:

UMA HISTÓRIA DE AMOR PELA ASTRONOMIA

Palestrante:

João Ribeiro de Barros - jornalista e professor: Idealizador, construtor e pesquisador.


Resumo:

Trajetória de um jornalista e professor nascido no interior de Minas, menino de pés descalços no Campo Alegre, que nutre o sonho de conhecer um pouco mais a natureza cósmica. Movido pela curiosidade e impulsionado por um saco de perguntas nas costas que nunca parou de crescer, trabalha com a divulgação científica dede 1984, mas nunca escondeu um sonho: fazer ciência sem recursos públicos. Após 30 anos em BH, entre redações de jornais e aulas em faculdades, a decisão crucial: retornar ao rincão e fincar um observatório astronômico nas montanhas da cidade, com recursos próprios e a parceria de um amigo. De 2013 até hoje, a rota exitosa do OCASO - Observatórios do Centro Astronômico Sonear-Bellatrix de Oliveira, que contabiliza 32 descobertas inéditas no Brasil, com seis cometas e 26 asteroides rasantes - Neos.




Posts Recentes
Posts Em Destaque
Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page